O que escrever num CV

O que escrever num Curriculum Vitae

Primeiro pense no conteúdo. É importante que se foque no que quer do CV e o que tem para dizer no seu CV. Depois de o ter escrito, leia o texto e corrija todos os erros gramaticais. Por último mas não menos importante, é importante apresentar o seu CV com um layout especial. Lembre-se de escrever sempre uma carta de apresentação para ser enviada com o seu CV e não se esqueça de ler as nossas dicas de como fazer um CV perfeito.

Como escrever um CV

Antes de pensar no layout, no modelo pomposo ou elegante, tem de se focar no conteúdo: o que vai escrever no CV? Uma caixa vazia é sempre uma caixa vazia, mesmo que seja uma caixa realmente pomposa! Isto é também verdade para um curriculum vitae.

Secções importantes de um CV são:

  • Informação Pessoal

  • Habilitações e Formação Profissional

  • Línguas Faladas

  • Experiência Profissional

  • Capacidades e Competências Pessoais

  • Conhecimentos Informáticos

Secções extra:

  • Informação Adicional

  • Planos Futuros

Informação Pessoal

Aqui pode escrever a sua informação geral:
Primeiro(s) Nome(s) Apelido
Morada da Residência
Endereço de e-mail
Número de telefone
Data de nascimento (importante para mostrar o quão lento/rápido terminou os seus estudos)

Nacionalidade

O leitor tem de encontrar todas as informações de contacto e ter uma ideia geral sobre a sua vida: onde nasceu, que idade tem, etc…

Habilitações e Formação Profissional

Ordem cronológica invertida é melhor. A informação mais recente é a mais importante, por isso vem primeiro.

Escreva primeiro o ano, depois o tipo de título que obteve, eventualmente coloque a nota (se for uma boa nota) e o nome do instituto ou universidade de onde vem

2011, Doutoramento IST, Engenharia Electrotécnica e de Computadores.

2007, Mestrado IST, Engenharia Electrotécnica e de Computadores.

2001, Licenciatura Universidade de Coimbra, Engenharia Informática.

Claro que pode escrever algo como isto: Licenciatura (2001); Mestrado (2007); e Doutoramento (2011) em Estudos Europeus, Universidade de Coimbra.

Experiência Profissional

Se está à procura do primeiro emprego escreva aqui toda a actividade que tem efectuado.

Se já trabalhou, especifique onde, o período e o que esteve a fazer.

Set 2000 – Out 2007: Portugal Telecom – arquitectura de redes de comunicações

Ago 1999 – Ago 2000: Oni Comunicações – Gestão de redes empresariais

Línguas faladas

Por vezes necessita de falar mais que uma língua para obter um emprego. Portanto, aqui pode descrever as suas capacidades e quão bem domina outra língua.

As suas capacidades orais, de escrita e de compreensão. Pode colocar aqui os seus cursos de férias e os diplomas de línguas que obteve.

Conhecimentos Informáticos

Escreva aqui as suas capacidades no uso de computadores, software informático e linguagem de programação. Não se esqueça de escrever o seu nível de conhecimento sobre Sistemas Operativos como Windows/Linux/Macintosh ou o Microsoft Office (Word, Excel, Access, PowerPoint, Outlook).

Escreva sempre e actualize a última versão do software que usa. E o nível de conhecimento associado. Tente ser o mais específico que puder. Tem de dar a ideia de que sabe do que está a falar.

Conhecimento perfeito do sistema operativo Windows (Windows 7) e Macintosh (OsX Lion)

Conhecimento perfeito do Microsoft Office (Word, Excel, Access, PowerPoint, Outlook)

Estou familiarizado com os Produtos Adobe como Photoshop CS5, Dreamweaver CS5.

Posso criar e editar ficheiros PDF.

Informação Adicional

Se terminou a sua formação universitária um pouco tarde ou está à procura do seu primeiro emprego, deve explicar que não estava a desperdiçar o seu tempo. Deve demonstrar que esteve a fazer ou está a fazer, algo realmente interessante e útil na sua vida ou carreira. Pode falar da sua experiência em viajar, desportos que está a praticar, o seu interesse em artes, filmes, livros, voluntariado e pode incluir referências que recebeu. Toda esta informação dá ao leitor uma ideia sobre si e torna possível conhecê-lo um pouco melhor antes de o chamar para uma entrevista.

Este parágrafo deve ser longo se a lista de experiência de trabalho for curta; por outro lado deve ser curta se a sua lista de experiência profissional for longa. Por isso invista nesta parte se não tem qualquer experiência profissional anterior para “vender”. Pode também saltar esta parte se não tem nada especial para dizer.

Planos Futuros

Tente dar ao leitor uma imagem completa de si e dos seus objectivos profissionais. Diga-lhes onde está agora e para onde planeia ir. Decididamente, esta secção tem de ser personalizada para cada CV, dependendo do tipo de pessoa para quem está a enviar o CV. Dê informação relevante. Lembre-se que pode também falar dos seus planos futuros na carta de apresentação por isso não tem de escrever tudo no CV.

As estatísticas dizem que 56% das empresas esperam encontrar os seus objectivos profissionais na carta de apresentação.

Curriculum Vitae

International Jobs